Você deve planejar uma redação com três partes (introdução, meio e conclusão), com relação ao limite de linhas você deve respeitar o espaço máximo, por isso treine fazendo de vinte a trinta linhas. Em sua conclusão deixe bem claro qual o tema ou o problema a ser discutido e que você pretende argumentar. Sendo assim a explicação deve conter pouquíssimas linhas (resumo) do que será tratado, sem rodeios. Por isso use o estilo direto. No meio diga ao leitor o que pretende falar, indo de ponto a ponto. Na conclusão você terá que juntar os pontos distintos, dessa forma não poderá haver duvidas sobe o seu argumento.
Portanto do começo ao fim, você deve levar o leitor de ponto a ponto, até chegar á conclusão, sempre colocando visivelmente seu ponto de vista e seus argumentos, vá pela razão dos fatos, conduza o leitor a uma explicação bem clara. De modo algum utilize a voz passiva e também não se esconda atrás de outros autores. Como você terá que ir direto ao ponto, não inclua informações desnecessárias e irrelevantes... Deixe bem claro os pontos dos autores e se possível cite-os, e os quais são seus. Uma boa dica é que você não deixe parecer que o autor da idéia ou do ponto é seu, portanto a maior parte das idéias deriva das fontes.
Os trechos do texto devem ser curtos e relevantes, os mesmos têm que ter desenvolvimento e aprofundamento do ponto de vista seu. Espero que essas dicas possam servir de grande ajuda, adianto desde já que a melhor maneira de aprender a fazer um texto argumentativo é praticando e lendo muito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário