sábado, 6 de novembro de 2010

O que é capitalismo misto


O capitalismo misto trata-se de uma economia híbrida em relação ao capitalismo e alguma outra forma de administrar a economia, geralmente o socialismo. É normal, ao redor do mundo, encontrar governos que façam junções de diversos tipos de economias para, dessa forma, tentar atingir o tipo de governo que melhor se adapta a sua população e as necessidades específicas de um Estado. Diversas táticas usadas em sistemas econômicos como socialismo, capitalismo e feudalismo são fundidas, para dessa forma corresponder ao que cada população e governo precisam.

Como um bom exemplo de capitalismo misto temos o caso acontecido na época do Renascimento, na Europa. Os países europeus, pouco a pouco, deixavam para trás o sistema econômico feudalista para se adaptar a um novo sistema que estava surgindo: O capitalismo. Características capitalistas pouco a pouco iam se fundindo ao modelo de governo feudalista, tais como acúmulo de capital, propriedades sendo privatizadas, economia passando pelo processo de financeirização, entre outras.

Conceitua-se por capitalismo misto qualquer forma de governo que busque combinar características positivas de certos modelos econômicos. Atualmente e teoricamente, considera-se uma economia mista todo tipo de governo, já que raramente encontram-se modelos puros a serem considerados. Nesse caso, qualquer forma de governo seria considerada mista em algum grau. Alguns governos, ao utilizarem certos critérios da economia socialista em sua forma capitalista de governar, preferem usar o termo de economia dirigida, ao invés de socialismo por si próprio

Nenhum comentário:

Postar um comentário